Seda e Sempre Livre - Blogs x Marcas
"Formadora de opinião, eu???"
Com a proliferação – e em alguns casos, até profissionalização - de
blogs na internet, todo e qualquer usuário conectado à rede tornou-se um potencial produtor de
conteúdo, desarticulando a hierarquia da comunicação, que antes era de um
para todos. Com essas mudanças empresas
e marcas passaram a enxergar nos blogs uma nova alternativa de marketing, bem mais
segmentada e consequentemente, mais envolvente.
Pessoas comuns deixaram de ser simples consumidoras e ganharam status de formadores
de opinião, tornando-se embaixadores de grandes, médias e pequenas empresas. Mas em que, de fato, se consiste essa parceria (se assim podemos chamar)?
Quando iniciei o Território de Meninas, em 2009, jamais imaginei
que poderia conquistar tal importância, e "comercializar" o espaço do blog jamais passou pela minha cabeça. Tudo bem que o cenário daquela época era outro, existiam
pouquíssimo blogs femininos – algo bem diferente da atual situação – e os que
existiam ainda não haviam se tornado "webcelebridades".
Talvez por ter começado nessa vibe de “blogar por prazer” nunca havia
me atentado a propor parcerias. Até que fui surpreendida. Primeiro com um
contato da Johnson & Jonhson´s, que em 2009, me convidou – na condição de
blogueira – a participar de uma ação da Sempre Livre. Um projeto fantástico,
que percorre algumas regiões do Brasil levando um momento de sonho dentro de
uma carreta, onde maquiadores e uma equipe de moças e rapazes lindos, simpáticos
e felizes, com o lema "apaixone-se por você", proporcionam a mulheres, de todas as idades e classes sociais uma
oportunidade de redescobrir-se, através de uma cuidadosa maquiagem e uma luxuosa seção
de fotos num cenário de TOP.
O projeto é simplesmente lindo, e participar dele, me rendeu mais
do que uma sacola com alguns produtos da marca, me proporcionou uma mudança
interior, de fato, um redescobrimento. Voltei para casa diferente, e fiz - no meu antigo blog - um post super empolgado. Por que foi
assim que a experiência me deixou: feliz!
(Aliás, foi através da Carreta Sempre Livre, que comecei a me apaixonar por maquiagem e assim nasceu o Território de Meninas)
(Aliás, foi através da Carreta Sempre Livre, que comecei a me apaixonar por maquiagem e assim nasceu o Território de Meninas)
Este ano, já com o TDM, mais uma vez fui
surpreendida com um contato. Agora a SEDA, através da fofíssima Ana Paula
Passareli, entrou em contato comigo, pediu meu endereço e me enviou lindíssimas
caixinhas. A primeira em Junho, com a linha Seda Cocriações, e junto com
ela um dossiê sobre o uso indevido do sal nos produtos de cuidado com os cabelos.
E a segunda caixa, mais recentemente, com um montão de produtos da linha Pró-Natural, e mais uma Ecobag, que encaixa no carrinho do supermercado. Uma ideia super interessante em tempos de conscientização ambiental.
E a segunda caixa, mais recentemente, com um montão de produtos da linha Pró-Natural, e mais uma Ecobag, que encaixa no carrinho do supermercado. Uma ideia super interessante em tempos de conscientização ambiental.
Nas cartinhas que acompanhavam ambas as caixinhas, a SEDA teve o
cuidado de personalizar com meu nome, e enaltecer o trabalho das blogueiras
enquanto formadoras de opinião. Um carinho e um cuidado fantástico!
Antes mesmo de experimentar os produtos, já me senti lisonjeada
pelo contato, e certamente já postaria aqui – como estou fazendo agora – para elogiar o
respeito e o carinho com que a marca me contactou.
É muito legal saber que um trabalho feito com tanto carinho e
cuidado – como sempre foram todos os meus blogs - é
lido, reconhecido e agraciado, seja com simples presentes ou ilustres comentários.
Estaria louca se achasse diferente.
Mas e quanto aos produtos? Por tê-los recebido terei, por obrigação que virar embaixadora e tecerei mil elogios
a eles? Será que era isso que as empresas esperam de um parceiro?
Bom, como disse, essas parcerias são novidade pra mim, mas na minha – humilde – concepção não é assim que funciona, até porque para as empresas é importante saber como os usuários lidam com seus produtos, e caso haja necessidade realize mudanças. Não foi o caso da Seda, nem da Sempre Livre. Mas é importante que nós - blogueiras- saibamos que a nossa sincera opinião vale muito mais para as empresas, mas principalmente para os nossos leitores, que confiam naquilo que leem.
Bom, como disse, essas parcerias são novidade pra mim, mas na minha – humilde – concepção não é assim que funciona, até porque para as empresas é importante saber como os usuários lidam com seus produtos, e caso haja necessidade realize mudanças. Não foi o caso da Seda, nem da Sempre Livre. Mas é importante que nós - blogueiras- saibamos que a nossa sincera opinião vale muito mais para as empresas, mas principalmente para os nossos leitores, que confiam naquilo que leem.

Comentários
Postar um comentário