Lições do jornalismo para creators
Trabalhar a interdisciplinaridade na comunicação é fator preponderante para conquistar resultados cada vez mais assertivos.
Especialmente quando se trata da produção de conteúdo para redes sociais, a publicidade e o marketing precisam de muito jogo de cintura para tornar suas campanhas cada vez mais atrativas em ambiente em que os usuários são profundamente aversos aos bombardeios de conteúdo publicitário.
Confira alguma lições citadas por Ricardo Noblat, em seu livro “A arte de fazer um jornal diário”, que podem mudar sua visão de como a produção de conteúdo pode beber da fonte do jornalismo, desenvolvendo assim conteúdos cada vez mais atrativos para seu público alvo.
1) Renove sua pauta de assuntos para ganhar mais leitores, principalmente mulheres e jovens;
2) Surpreenda mais e mais os leitores com informações que eles desconheçam;
3) Humanize o noticiário e aborde os temas pela óptica dos leitores;
4) Interaja com os leitores e abra mais espaço para que falem e sejam ouvidos;
5) Confira menos importância às notícias de ontem e ocupe-se em antecipar as que ainda estão por vir;
6) Aposte em reportagens porque são elas que diferenciam um jornal de outro;
7) Dê mais tempo aos repórteres para que apurem e escrevam bem;
8) Publique textos que emocionem, comovam e inquietem;
9) Resistia à tentação de absorver prioridades tão características da televisão: superficialismo, entretenimento, diversão, busca de audiência a qualquer preço;
10) Invista pesado na qualificação dos seus profissionais;
11) Faça jornalismo com independência e que tome partido da sociedade.
"É o conteúdo que vende jornal", Ricardo Noblat. (e não apenas jornal!)
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