Ferramentas Google para Jornalistas



Nos dias 28 e 29 de agosto participei do treinamento "Cresça com o Google", realizado no Teatro Pedra do Reino, aqui em João Pessoa. 

O evento que já percorreu algumas capitais, promovido pela gigante da internet, conta com uma série de palestras e treinamentos rápidos destinados a públicos específicos, tais como jornalistas, mulheres (estimulando o empoderamento), professores, empreendedores e profissionais de marketing. E com um detalhe muito especial, totalmente gratuito e aberto a todos.

No dia 28, participei da palestra "Ferramentas Google para Jornalistas" e claro, fiz algumas dezenas de anotações e vou compartilhar aqui com vocês. Inicialmente colocarei em formato de tópicos, mas caso interesse, deixem aqui nos comentários qual ou quais assuntos vocês se interessariam por um post ou vídeo mais aprofundado, que terei muito carinho em preparar para vocês.

O treinamento do dia 29 foi dedicado ao Marketing Digital, mas deixarei estas anotações para o próximo post, combinado?


PALESTRA FERRAMENTAS DO GOOGLE PARA JORNALISTAS


TÓPICOS ABORDADOS NA PALESTRA:

- BUSCA AVANÇADA

- PESQUISA DE IMAGEM

-EXPLORAÇÃO DE DADOS PÚBLICOS

-GOOGLE TRENDS

- GOOGLE MAPS E EARTH

- GOOGLE TRADUTOR

- FERRAMENTAS DE VERIFICAÇÃO

- MATERIAIS E AULAS ONLINE


ANOTAÇÕES:

- Em 1994 surgiram os primeiros servidores de internet.
- Jornalistas são ótimos curadores de conteúdo.
-  Em 2018 as buscas  eram feitas até mesmo por SMS e hoje podemos fazer inclusive por comando de voz. A busca evoluiu, inclusive para aplicativos móveis com sites cada vez mais leves para uma busca rápida.- AMP (Accelerated Mobile Page) é uma tecnologia gratuita para desenvolvedores de páginas, para deixar o layout do site mais leve e rápido de carregar.

- Como funcionam as pesquisas: http://goo.gl/7aoMTF 

- O Google tem trabalhado seus mecanismos de busca para descobrir a sua intenção. Afinal uma 
busca sobre “manga” pode ser a fruta ou parte de um vestuário.

Códigos para buscas avançadas:

1- PARA SUBTRAIR PALAVRAS NA BUSCA: Usa o símbolo de menos “-”. Ex: Neymar -bruna. Irão aparecer todos os resultados de buscas, menos os que incluam a Bruna.

2 - PESQUISAR EM SITES ESPECÍFICOS: Usa a palavra “site:” após a palavra. Ex. Futebol site: g1.com.br

3 - PESQUISAR ATRAVÉS DO DOMÍNIO: Usa o comando site: e o domínio que deseja.

Ex.: mídias sociais site:.org.br

4- PESQUISAR EM SITES RELACIONADOS: Usa o comando “related:” e o site que desejar. 
Ex. “eleições related:correio24horas.com.br”

5- PESQUISAR ARQUIVOS EM FORMATOS ESPECÍFICOS: Usar o comando “filetype:” acompanhado da extensão do arquivo. Ex. “redes sociais filetype:pdf. O mesmo pode ser usado para ppt, ai, doc, docx, gif…

6 - PESQUISAR EM LISTAS DE TWITTER: Usar o comando “site:twitter.com inurl:list jornalistas”

7- PESQUISAR POR PALAVRAS CHAVES NO INSTAGRAM: Usar o comando “site: e inurl:”.Ex: “site:instagram.com inurl:moda”

8 - COMO TER ACESSO A TODAS ESSAS PESQUISAS AVANÇADAS. No Google.com > Configurações > Pesquisas avançadas. E você vai encontrar um formulário bastante completo com todas esses filtros de pesquisa.

Para coibir a proliferação de fake news, o Google lançou um selo de “VERIFICAÇÃO DE FATOS”. https://goo.gl/UgA2wf

9 - GOOGLE ACADÊMICO: Buscar por termos. autores e usando os mesmo atalhos.

10 - CRIAR ALERTAS: a funcionalidade de criar alertas é muito útil para os jornalistas que querem receber notificações de conteúdo de assuntos específicos.


PESQUISA DE IMAGENS

- Em ferramentas podemos buscar por tamanho e tonalidades e direitos de uso de imagem.

- Busca reversa de imagens. Encontro imagens semelhantes a que você tem no seu computador ou celular. Ideal para descobrir autoria de fotos, checar notícias e encontrar imagens com melhor qualidade de resolução.


PUBLIC DATA (Explorador de dados públicos)


GOOGLE MAPS E GOOGLE EARTH 

https://www.google.com/earth

- Imagens cartográficas
Imagens de satélite 
Imagens tridimensionais
Imagens em 3D.

O Google Maps é muito útil para fazer materiais de ANTES E DEPOIS de algum lugar do mundo. Ex. em desastres naturais ou desabamento de prédios. Basta utilizar o ícone de relógio que aparece ao lado da data.

Case: Especial da Folha de São Paulo - “Mundo de muros”, usou as imagens do Google Maps.

O Google Street View começou em 2011.

Todos podem utilizar as imagens do Google Maps livremente, desde que não apague os créditos inseridos nas imagens. Porém, para utilização em televisão é preciso solicitar uma autorização, que é uma licença gratuita do Google.

Em “Meus Mapas” você pode fazer mapas customizados. https://www.google.com/maps/d/
Em Google Fusion Tables você pode administrar dados, através dele você consegue visualizar e compartilhar tabelas de dados. https://sites.google.com/site/fusiontablestalks/stories



Uma ótima ferramenta para saber quais os assuntos estão em alta no Brasil e no Mundo, de acordo com as pesquisas e o conteúdo que é publicado na internet.

Além de realizar pesquisas sobre determinados assuntos.

O Twitter do Google Trends https://twitter.com/GoogleTrends sempre publica curiosidades e assuntos mais comentados no mundo inteiro.

Os dados gráficos do Google Trends oferecem uma reação imediata e honesta do que pulsa no interesse dos usuários. Possibilitando mensurar interesses dos internautas, por dia, mês e ano.

É uma ótima ferramenta para descobrir pautas. Ex. pesquisar por crime e colocar o estado da Paraíba no filtro da busca.


YOUTUBE COMO FONTE

Antes de usar o YOUTUBE como fonte de alguma notícia faça um checklist (imagem) do canal, para se assegurar da sua credibilidade. 


É possível fazer uma análise de vídeos frame a frame no Youtube.
Busca reversa de Vídeos no Youtube https://citizenevidence.amnestyusa.org/

FERRAMENTAS COMPLEMENTARES




PEGABOT: Verifica a probabilidade de uma conta de Twitter ser FAKE mantida por redes estruturais de bots: https://pegabot.com.br/

TWEETDECK: plataforma de gerenciamento de mídias socais, que possibilita criar listas
de palavras chaves e monitorar o que é postado nas redes  sobre elas.

Espero que post tenha sido útil. Acompanhe mais dicas no meu INSTAGRAM: @julinybarreto


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas