Case: Distrito de Esgoto norte-americano é sucesso no Twitter com linguagem humana e divertida
Conteúdo sem graça e burocrático geralmente não tem vez nas redes sociais e acabam sendo ignorados. Porém, alguns cases comprovam que é possível trabalhar um conteúdo relevante, conectando-se criativamente com suas personas ao humanizar seu conteúdo e adapta-lo às redes.
O Distrito de Esgoto Regional do Nordeste de Ohio, está no Twitter desde outubro de 2010, e já soma 56,3 seguidores com interação de perfis influentes, o que parece loucura, mas é real e o NEORSD é a prova. A agência trata 90 bilhões de galões de águas residuais e águas pluviais de 62 comunidades – e tuíta como um chefe de conteúdo.
Memes, gifs, cultura pop e perfis legais de funcionários são alguns dos conteúdos compartilhados pelo orgão e criam relacionamento com o público. Um tópico recente colocou imagens do ator Pedro Pascal ao lado de uma imagem correspondente de um trabalho NEORSD e obteve mais de 56.000 visualizações.
Essa criatividade e vontade de se envolver fora do conteúdo normal de utilidade trazem um lado humano que permite que o distrito se conecte exclusivamente com clientes e outras pessoas em todo o país, diz John Gonzalez , gerente de comunicações do Distrito de esgoto do nordeste de Ohio.
O NEORSD está ativo em outras plataformas sociais e seu podcast Clean Water Works, que começou em setembro de 2022, está ganhando força.
John dá crédito aos funcionários dentro da organização por compartilhar ideias criativas de conteúdo . “A quantidade de colaboradores que tem conteúdo para compartilhar – sejam fotos de campo ou sugestões de conteúdo ou um espaço onde podemos gravar um vídeo e trazer para dentro – esse apoio vai longe. E vem das relações que construímos internamente”, afirma. “A maior parte do nosso crescimento (de audiência) nos últimos anos foi porque começamos a nos mover para o lado da realidade pessoal de nosso trabalho.”
John e sua equipe também trabalham para estar no momento, ser receptivos e ir aonde as tendências os levarem. “Gostamos de criar conteúdo que faça as pessoas pensarem. Queremos que eles prestem atenção ao nosso trabalho e possam confiar em nós para saber quando tiverem uma pergunta. Vamos dar-lhes uma resposta”, diz ele.
Senso de humor, humildade e humanidade funcionam bem em qualquer plataforma. Como John explica: “Algumas pessoas disseram que se candidataram a empregos no distrito por causa de algo que viram em nossa conta no Twitter... Isso refletiu algo sobre a organização da qual elas queriam fazer parte. Quando ouço essas coisas, [mostra] que essas conexões humanas percorrem um longo caminho. E você não pode colocar isso em uma métrica de tweet.”
Momento de conteúdo legal
Em 29 de dezembro de 2021, o NEORSD twittou um número de telefone convidando os seguidores a ligar e receber uma mensagem pessoal do distrito de esgoto e deixar suas próprias mensagens. Cerca de 900 responderam.
“Foi gratificante perceber que havia uma conexão real que estabelecemos com as pessoas apenas por sermos honestos, agradecendo-lhes por nos darem seu tempo. A sensação de conexão pessoal que eles sentiram com nossa conta e a emoção – havia literalmente pessoas chorando nas mensagens de correio de voz – me chocou”, diz John.
Com Informações de Content Marketing Institute.
Comentários
Postar um comentário